Páginas

terça-feira, 16 de outubro de 2012

Como os líderes inspiram ações

Liderança é um tema que vive em discussão e que a cada dia parece ser um diferencial para o sucesso de pessoas e empresas. Profissionais com características de liderança, se bem desenvolvidos, são capazes de transformar empresas boas em excelentes, atingindo patamares cada vez mais altos de desafios e resultados.
Mas, o que define um líder, e principalmente, um líder de sucesso?
Jack Welch, o famoso ex-CEO da General Electric e autor do excelente livro Winning, costuma dizer que ““quando se é um líder, sucesso tem a ver com o crescimento dos outros””. E trabalhar pelo sucesso de uma equipe passa sempre por uma característica inerente aos grandes líderes: a capacidade de inspirar.
E é justamente sobre essa capacidade que o antropólogo e pesquisador Simon Sinek discursa em uma excelente palestra. No vídeo, ele mostra a teoria que desenvolveu sobre como grandes líderes inspiram ações em suas equipes e/ou empresas, e como isso gera sucesso.
Sua teoria, que pode ser vista no livro “Start with why”, chamada de “The Golden Circle” (ou o Círculo Dourado), prega que empresas, produtos e pessoas excelentes procuram responder primeiro à pergunta “Por quê?”, depois “Como?” e depois “O Quê?”, enquanto companhias e pessoas “comuns” seguem o caminho contrário.
Confira o vídeo abaixo, retirado de um evento TEDx (Technology, Entertainment and Design). Imperdível.

{retirado daqui}

Sem comentários:

Enviar um comentário