Páginas

sexta-feira, 19 de outubro de 2012

Português cria plataforma de emprego global

Está farta de enviar currículos e tem as mãos negras de tanto folhear as secções de emprego dos jornais? A plataforma Workub, criada por Álvaro Sardinha, pode ajudar.
Como acontece tantas vezes, foi da necessidade que surgiu o engenho de Álvaro Sardinha para criar uma plataforma de procura de emprego global na internet. "Ao criar um sistema baseado em perfis de competência dentro da minha empresa, percebi que era a forma ideal para fazer recrutamento e que não havia nada deste tipo a nível mundial", conta.
Foi assim que surgiu a Workub, uma plataforma virtual que pretende ser uma base de dados mundial de competências que permita a trabalhadores e empregadores encontrarem-se de forma rápida e eficaz.
Adeus CV, olá 'perfil de competências'
A simplicidade é a principal vantagem apontada por Álvaro Sardinha. Não há currículos. "Em vez disso preenche-se um perfil de competências que permite aos potenciais empregadores perceberem de imediato os conhecimentos que as pessoas têm. É um questionário de cruzes, todo numa ótica prática, explica.
Os questionários dividem-se em três áreas: 'saber' que se foca nos graus de ensino e conhecimentos específicos de um software, por exemplo, 'saber fazer', vocacionado para a experiência prática, e 'saber ser', relacionado com características pessoais.
As empresas têm a vantagem de não terem de pôr anúncios. Procuram diretamente pessoas que preencham os seus requisitos. Para terem acesso ao perfil completo, com os contatos, pagam um euro.
O projeto também quer incentivar o empreendedorismo. Assim, se tiver uma boa ideia, pode apresentar uma oportunidade de negócio, também num formulário próprio, e requisitar apoios na rede. Da mesma forma, as empresas podem contactar entre si e propôr parcerias.
Uma rede global
"A rede limita-se a pôr as pessoas em contato, depois sai do processo, por isso não temos dados sobre o grau de sucesso da iniciativa que está a funcionar há um ano". Estão inscritas, até agora, cerca de 300 empresas e 7 mil pessoas, 90% portugueses, mas também de Espanha, Brasil, Argentina, Alemanha e México. 
A ideia é tornar a plataforma global, possibilitanto o recrutamento em qualquer parte do mundo. O fato de os questionários serem de escolha múltipla facilita a gestão internacional dos perfis.
Arquitetura e construção civil são as principais áreas de procura mas a ideia é alargar o espectro.
A Workub está disponível em www.workub.com


{retirado daqui}

Sem comentários:

Enviar um comentário